O PROJETO

O REDE NATIVA é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSB, aprovado pelo edital emergencial 07/2020, edital destinado a promover ações de extensão, especificamente voltadas para enfrentar os impactos da pandemia da COVID-19 nos três territórios de atuação da Universidade – Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia. A iniciativa cumpre com a função social da Universidade pública que, além de democratizar conhecimentos, se dispõe a atuar de forma pública mais pragmática em momentos específicos, como na situação de emergência que ora atravessamos.

Nesse contexto, diante do avanço da pandemia causada pela Covid-19, no Brasil e no mundo, esse projeto objetiva agir em escala local / territorial para aumentar a eficácia das ações empreendidas por uma multiplicidade de atores (organizações do poder público, da iniciativa privada e de toda a sociedade civil, organizada em coletivos, ou individual), todos mobilizados pelo sentimento de solidariedade que, mesmo numa sociedade marcadamente neoliberal, se manifesta intensamente em tempos de crise humanitária.

O projeto objetiva:

1. Mapear como ações em curso de na Costa do Descobrimento, buscando apresentar um panorama da rede de realização existente no território, com vistas a mitigar os impactos de Covid-19. 

2. Oportunizar um espaço de conexão entre demandas e ofertas de auxílio às populações locais, distâncias e aproximando quem quer ajudar e quem precisa de ajuda nesse momento tão delicado que a humanidade atravessa.

Um objetivo complementar do projeto é de diálogo com o vasto campo de iniciativas de mapeamento e monitoramento das ações de enfrentamento da pandemia, em curso de realização em nível nacional, divulgado o nosso território e a nossa universidade nessas redes solidárias e de democratização da informação.

A Plataforma REDE N´ATIVA também permitirá identificar que uma forma ajuda emergencial pode ser complementada por ações mais aplicação e duradouras em impactos e efeitos, pois, terminada a fase emergencial, o objetivo permanente da Rede N`Ativa resta o de conduzir na promoção e alcance de políticas públicas e projetos socioambientais de desenvolvimento local e territorial, ampliando seus resultados, capilaridade social e efetividade. Portanto, depois de superada a primeira onda da pandemia, a ideia é manter a Plataforma (com apoio interinstitucional) com conteúdo de interesse social, relacionado ao campo da Gestão Pública e Social.